Vicentinos

Publicado por Paroquia São Gabriel Arcanjo em

A Sociedade de São Vicente de Paulo – conhecida pelas iniciais SSVP, é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, muito conceituada, com 176 anos de funcionamento foi fundada em Paris, França, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam (na época com 20 anos de idade) e alguns companheiros. Organizada sob forma de Federação Internacional, é acreditada junto à Santa Sé e à ONU como instituição que se dedica ao serviço voluntário de promoção humana e assistência social nos 145 países em que atua através de seus 1.000.000 de membros colaboradores (vicentinos e vicentinas). 

No Brasil a data em que se considera a implantação oficial da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é 16.11.1872, data da agregação da Conferência São José do Rio da Janeiro 

A vocação dos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo está fundamentada no contato pessoal com Cristo, na pessoa dos pobres. É através da dedicação do seu tempo, da gratuidade, disponibilidade, atenção aos demais, dos pequenos gestos, que os Vicentinos expressam ternura e compaixão ao próximo. Disponibilizam-se “para o serviço a todos” e acolhem a qualquer pessoa, independentemente de seu credo ou origem cultural, social ou econômica. Consolam com simpatia, escutam sem julgar, pois sabem que “qualquer homem que dá uma palavra, uma opinião, um consolo hoje, pode necessitar amanhã” (Beato F. Ozanam) Tratam o pobre “com respeito, e não somente como igual, mas como um superior, porque sofre como talvez nós não seríamos capazes de suportar” (Beato F. Ozanam). Desta experiência, os Vicentinos são enriquecidos, edificados, evangelizados, transformados. O contato com pessoas frágeis ou pobres transforma profundamente seus corações. 

A ação da Sociedade sempre está na caridade ao próximo. A visita domiciliar é a atividade tradicional mais comum, através da qual se estabelece a relação de pessoa a pessoa. Esta ação é muito relevante num mundo marcado pela “globalização da indiferença“, segundo a expressão do Cardeal Robert Sarah, onde muitos sofrem de solidão. 

 “O amor é inventivo ao infinito“, exclamou São Vicente de Paulo. Assim, as obras da Sociedade de São Vicente de Paulo são inúmeras e abrangem muitos campos: saúde, alimentação, educação, moradia, formação, assistência a pessoas isoladas ou excluídas. Em tudo o que realiza, a Sociedade de São Vicente de Paulo se esforça por aliviar a miséria material e a miséria moral e espiritual. 

A rede internacional de Caridade 

A Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 153 Conselhos nos 5 continentes. Conta com 800.000 sócios ativos e mais de 1 milhão de membros voluntários, divididos nas “Conferências”, que formam uma grande rede de Caridade em todo o mundo. As Conferências estão unidas por um vínculo fraterno e podem apoiar-se mutuamente através da oração, da ajuda fraterna ou ajuda material. Os Conselhos são as instâncias que mantém as Conferências unidas a Paris, onde está situada a sede do Conselho Geral Internacional. 

Conferência São Gabriel Arcanjo  

Responsável pelo Bazar: Consocia Doralice 

Presidente: Joaquim Luiz dos Santos  

joaquim@mme.gov.br/ Telefone: 992547229. 

Vice: Consocia, Creonilta  

Secretária: Consocia Celina 

Tesoureiro: confrade Francisco  

Categorias: Pastoral

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *