Batismo

Publicado por Paroquia São Gabriel Arcanjo em

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” Mt 28: 19-20 

O sacramento do Batismo é a porta de entrada para a vida cristã na Igreja, sem o Batismo não é possível receber os demais sacramentos. Diante de tamanha responsabilidade, a Pastoral do Batismo é um grupo de pessoas  engajadas com o propósito de preparar pais e padrinhos que buscam o sacramento para seus filhos e afilhados e apresentar a elas o sentido e a importância do Batismo, evitando que o momento seja apenas um ato social. 

Uma das funções da Pastoral do Batismo é direcionar pais e padrinhos que buscam batizar seus filhos e afilhados, e adultos que não têm o sacramento. Além do direcionamento, a pastoral promove encontros mensais de formação. O encontro de preparação é realizado um sábado por mês, sendo este anterior ao dia do batizado. 

A finalidade do encontro é formar e preparar pais e padrinhos de maneira que se conscientizem da importâcnia e responsabilidade do Sacramento do Batismo, amparando o filho e afilhado no crescimento da fé. Essa participação é obrigatória para a realização do batizado. 

Outro compromisso da pastoral é garantir que a celebração do Batismo ocorra de forma organizada, cuidando de vários aspectos da Solenidade, como a acolhida, a ajuda ao celebrante e visitas às casas das crianças após serem batizadas. 

Categorias: Pastoral