Caminho Neocatecumenal

Publicado por Paroquia São Gabriel Arcanjo em

“O Caminho Neocatecumenal teve início em 1964, no meio dos indigentes de Palomeras Altas, em Madrid (Espanha), por iniciativa do Sr. Francisco (“Kiko”) Argüello e da Sra. Carmen Hernández que, a pedido dos próprios pobres com quem viviam, começaram a anunciar-lhes o Evangelho de Jesus Cristo. Com o passar dos tempos, este querigma redundou numa síntese catequética, fundamentada sobre o trinómio: Palavra de Deus Liturgia Comunidade, que procura conduzir as pessoas para uma comunhão  fraternal  e  para  uma  fé amadurecida. 

Esta nova experiência catequética, nascida no sulco da renovação suscitada pelo Concílio Vaticano II, encontrou o vivo interesse do então Arcebispo de Madrid, Sua Ex.cia D. Casimiro Morcillo, que encorajou os iniciadores do Caminho a difundi-la nas paróquias que o pedissem. Assim, esta experiência de evangelização difundiu-se gradualmente na Arquidiocese de Madrid e noutras dioceses espanholas. 

Em 1968, os iniciadores do Caminho Neocatecumenal vieram a Roma e estabeleceram-se no Borghetto latino. Com a autorização de Sua Eminência o Senhor Cardeal Ângelo Dell’Acqua, então Vigário-Geral de Sua Santidade para a Cidade de Roma e o Município, deu-se início à primeira catequese na Paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e dos Santos Mártires do Canadá. A partir daquela data, o Caminho Neocatecumenal espalhou-se nas dioceses do mundo inteiro e até mesmo em países de missão. 

O Caminho Neocatecumenal coloca-se ao serviço dos bispos e párocos, como itinerário de nova descoberta do Baptismo e de educação permanente na fé, proposto aos fiéis que desejam reavivar na sua própria vida a riqueza da iniciação cristã, percorrendo este caminho de conversão e de catequese. Como o Santo Padre escreveu, neste processo uma ajuda importante pode ser oferecida também por “uma catequese pós-baptismal, em forma de catecumenato, através de uma ulterior proposta de certos conteúdos do “Ritual da iniciação cristã dos adultos”, destinados a permitir uma maior compreensão e vivência das imensas e extraordinárias riquezas e da responsabilidade do Baptismo recebido” (Christifideles laici, 61). 

O Caminho cujo itinerário é vivido nas paróquias, em pequenas comunidades constituídas por pessoas de várias faixas etárias e condições sociais tem a finalidade última de levar gradualmente os fiéis à intimidade com Jesus Cristo e de os tornar sujeitos activos na Igreja e testemunhas credíveis da Boa Nova do Salvador em toda a parte. Além disso, o Caminho Neocatecumenal constitui um instrumento para a iniciação cristã dos adultos que se preparam para receber o Baptismo.”  

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/laity/documents/rc_pc_laity_doc_20020701_cammino-neocatecumenale_po.html

Na Paróquia São Gabriel Arcanjo, o caminho teve início em 2007 e hoje são 04 comunidades. 

Responsáveis ( Coordenadores) 

Comunidade 01 : João Batista e Andrea. 

Comunidade 02: Sidnei e Kesia. 

Comunidade 03: João Agapito e Ana Mara. 

Comunidade 04: Fábio e Adriana. 

Categorias: Pastoral