Caminho Neocatecumenal
“O Caminho Neocatecumenal teve início em 1964, no meio dos indigentes de Palomeras Altas, em Madrid (Espanha), por iniciativa do Sr. Francisco (“Kiko”) Argüello e da Sra. Carmen Hernández que, a pedido dos próprios pobres com quem viviam, começaram a anunciar-lhes o Evangelho de Jesus Cristo. Com o passar dos tempos, este querigma redundou numa síntese catequética, fundamentada sobre o trinómio: Palavra de Deus Liturgia Comunidade, que procura conduzir as pessoas para uma comunhão fraternal e para uma fé amadurecida.
Esta nova experiência catequética, nascida no sulco da renovação suscitada pelo Concílio Vaticano II, encontrou o vivo interesse do então Arcebispo de Madrid, Sua Ex.cia D. Casimiro Morcillo, que encorajou os iniciadores do Caminho a difundi-la nas paróquias que o pedissem. Assim, esta experiência de evangelização difundiu-se gradualmente na Arquidiocese de Madrid e noutras dioceses espanholas.
Em 1968, os iniciadores do Caminho Neocatecumenal vieram a Roma e estabeleceram-se no Borghetto latino. Com a autorização de Sua Eminência o Senhor Cardeal Ângelo Dell’Acqua, então Vigário-Geral de Sua Santidade para a Cidade de Roma e o Município, deu-se início à primeira catequese na Paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e dos Santos Mártires do Canadá. A partir daquela data, o Caminho Neocatecumenal espalhou-se nas dioceses do mundo inteiro e até mesmo em países de missão.
O Caminho Neocatecumenal coloca-se ao serviço dos bispos e párocos, como itinerário de nova descoberta do Baptismo e de educação permanente na fé, proposto aos fiéis que desejam reavivar na sua própria vida a riqueza da iniciação cristã, percorrendo este caminho de conversão e de catequese. Como o Santo Padre escreveu, neste processo uma ajuda importante pode ser oferecida também por “uma catequese pós-baptismal, em forma de catecumenato, através de uma ulterior proposta de certos conteúdos do “Ritual da iniciação cristã dos adultos”, destinados a permitir uma maior compreensão e vivência das imensas e extraordinárias riquezas e da responsabilidade do Baptismo recebido” (Christifideles laici, 61).
O Caminho cujo itinerário é vivido nas paróquias, em pequenas comunidades constituídas por pessoas de várias faixas etárias e condições sociais tem a finalidade última de levar gradualmente os fiéis à intimidade com Jesus Cristo e de os tornar sujeitos activos na Igreja e testemunhas credíveis da Boa Nova do Salvador em toda a parte. Além disso, o Caminho Neocatecumenal constitui um instrumento para a iniciação cristã dos adultos que se preparam para receber o Baptismo.”
Na Paróquia São Gabriel Arcanjo, o caminho teve início em 2007 e hoje são 04 comunidades.
Responsáveis ( Coordenadores)
Comunidade 01 : João Batista e Andrea.
Comunidade 02: Sidnei e Kesia.
Comunidade 03: João Agapito e Ana Mara.
Comunidade 04: Fábio e Adriana.